top of page

Regulamento Geral do 3º DESAFIO JEEPIRA - 12 e 13 de Novembro de 2016 – Quatro Barras/PR

 

REGRAS GERAIS

É uma prova para veículos 4x4 contra o tempo em um circuito fechado. Um desafio de técnica e habilidade na passagem dos obstáculos. Os obstáculos não podem ser desviados, caso isso ocorra à volta será cancelada. Caso o competidor derrube a estaca, ele deve retornar a pista antes da próxima demarcação, caso contrário sofrerá o cancelamento da volta. Não será considerada a penalidade caso o veiculo derrube a demarcação com o teto devido a um tombamento, capotamento ou a torção lateral. Cada obstáculo terá demarcações para orientar a transposição.

Os itens obrigatórios são: extintor, cintos de segurança, capacetes para piloto/spotter. A preparação do veiculo é livre. (motor, eixos, bloqueios, suspensão).

É proibido passar de 20km/h no deslocamento entre as especiais.

Cada especial terá uma marcação de inicio e fim.

As equipes inscritas deverão comparecer 1 hora antes da largada, para o briefing.

 

PROVA

A competição terá 2 (dois) dias e será divido em 2 etapas:

  • Etapa Classificatória: duração das 09h30min as 22h00min. Nesta etapa o competidor deve buscar tempo para estar entre os 10 mais rápidos de cada categoria com o objetivo dê-se classificar para e etapa final do dia seguinte. Considera-se volta mais rápida, ou, melhor volta: o menor tempo somado as penalidades, se existirem. Salienta-se que o número de voltas nesta etapa é livre.E a ordem de entrada na pista para primeira volta é pela ordem de inscrição, depois é livre.

E a ordem de entrada na pista para primeira volta é pela ordem de inscrição, depois é livre.

  • Etapa Final: duração das 9:30 as 13:30. Somente participarão desta fase os 10 mais rápidos (somados as penalizações) de cada categoria (Força livre e Stock), ou seja, 20 competidores. A ordem de largada seguirá a ordem de classificação, podendo o piloto na sua vez, se por sua estratégia, ceder sua vaga para o próximo, lembrando que para esta etapa os tempos anteriores são descartados, ou seja, todos os competidores na final estão sem voltas registradas. Os tempos da etapa classificatória somente servirão em caso de quebra na etapa final sem completar uma única volta. A classificação, neste caso, será da seguinte forma: serão oficializados os tempos da etapa final e se o pódio não for completado em suas 3 posições (1º., 2º. E 3º.) serão colocados as melhores voltas da etapa classificatória. Ou seja, serão priorizados os tempos da etapa final e faltando competidores no pódio, serão levados em consideração os tempos da etapa de classificação. Saliento que mesmo que o tempo da classificação seja melhor do que outra posição da etapa final, o tempo da etapa final prevalece. Considera-se volta mais rápida, ou melhor, volta: o menor tempo somado as penalidades, se existirem.

Em caso de problema mecânico/estrutural, o competidor será o último a largar da volta que quebrou, tendo até o último carro da sua categoria na possibilidade de tentar o tempo, todavia com a validação do juiz para não infringir critérios anteriormente citados. Caso contrário será tratado como desistência.

Critérios para o resultado final:

  • 1º Menor tempo da melhor volta de cada especial somado(s) a(s) penalização (ões).

 

CANCELAMENTO/DESISTENCIA DA VOLTA E DESCLASSIFICAÇÃO

Será cancelada a volta quando:

  • Ultrapassar o tempo determinado na hora do briefing. Ele não tem direito a completar a volta. (Terá que ser removido da pista).

  • Desviar o obstáculo. Considera-se desvio quando o veiculo não entra e/ou sai pelas demarcações de entrada e saída;

  • Quando o veiculo  passa o obstáculo com duas ou mais rodas fora do desenho da pista.

  • Ultrapassar 2 minutos na tentativa de transpor o obstáculo e/ou sem deslocamento (parado por quebra, pane de qualquer natureza).

  • O piloto sinalizar o abandono da volta por quaisquer motivos.

A desclassificação da COMPETIÇÃO (classificação e prova) será aplicada nas seguintes condições:

  • Insulto comprovado por testemunhos para o publico, equipe de competição (própria ou concorrente) e equipe de organização do evento;

  • Estar sem o capacete com o motor em funcionamento;

  • Estar sem ou com o extintor vencido;

  • Os cintos de segurança disfuncionais;

  • Causar um acidente evitável.

  • Ou troca de pneus sem devida comunicação e validação dos juízes da prova.

  • Ainda, caso a equipe somente complete a 1ª Volta e se recuse a correr a segunda, salvo motivos de saúde ou problemas mecânicos/estruturais validado pelo juiz.

 

  APARÊNCIA DOS CARROS

Todos os carros receberão o adesivo com o número de identificação para controle da diretoria de prova. Este adesivo será aplicada na estrutura dianteira dos carros. Salienta-se que outros adesivos com números devem ser retirados para a prova.

 

PREPARAÇÃO DOS CARROS

Não é controlado peso, potência, torque, cilindradas, bloqueios, largura, cumprimento, ou seja, é livre. Os exigidos são: cintos de segurança funcionais, extintor valido, capacete para o piloto e spotter, guincho frontal e snorkel.

Será permitida a manutenção dos veículos, entre as especiais, no lugar estipulado pela organização.

 

MUDANÇA, MULTI-PROVAS, ADIÇÃO DE PILOTOS/SPOTTER.

As inscrições são por carro, desta forma um piloto pode competir com mais de 1 carro, basta inscrevê-los.  Caso haja uma necessidade de troca de piloto, basta comunicar a direção de prova e será realizada a alteração documental. Em caso de desclassificação do piloto, a situação é a mesma. Todavia não acumula os resultados do piloto desclassificado. Obrigatório o Spotter largar dentro do veiculo.

 

PISTA

Os obstáculos incluem: carcaças de carros, kings, pedras, atoleiros com profundidades diferentes, bueiros com e sem agua, L e V radical, buracos intercalados e costelas, curvas com inclinação negativa, subida em manilhas, obstáculos naturais.

A Direção de Prova e de Pista podem interromper a competição a qualquer momento para a intervenção na pista na categoria Stock, para melhorar ou readequar os obstáculos com o objetivo de aumentar a competitividade e quanto a segurança dos competidores e do publico poderá ser feita intervenção em todas as pistas, inclusive na Força Livre. Para todos os obstáculos terá uma espera com cabo de aço sinalizado para ancoragem.

 

 

4º DESAFIO JEEPIRA 4X4

bottom of page